sexta-feira, 2 de março de 2012

Encontro de Astronomia e Astronáutica nesta semana


O 3º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, organizado pelo Clube de Astronomia do IFF, acontece em Campos entre os dias 21 e 23 de abril.

O universo é um mistério? Para muitos sim. Nesta busca por desvendar cada dia mais segredos, pesquisadores e astronautas já conseguiram responder dúvidas que surgiram há séculos, importantes para o avanço da ciência e que refletem no equilíbrio e bem estar do nosso planeta. Em Campos, interessados nestes assuntos vão se reunir no período de 21 a 23 de abril no 3° Encontro Internacional de Astronomia.

O evento vai acontecer no Teatro Trianon e no Instituto Federal Fluminense e já tem algumas presenças confirmadas como a do Astronauta Marcos César Pontes e da Dra. Rosaly Lopes, brasileira que está entre as melhores cientistas do mundo e que trabalha na NASA. Também participam do evento, Manoj Pai, coordenador Regional de Astronomia no Sul da Ásia, Mike Simmons, Presidente da “Astronomers Without Borders”, Norma Teresina Oliveira Reis, Secretária de Educação à distância do MEC e Mestre em Gerenciamento Espacial da Nasa, Marcelo de Oliveira Souza, presidente do Clube de Astronomia do IFF e físico da UENF, entre outros.

Durante o evento, o professor de Eletrônica do IFF, Cedric Salotto, que participou ativamente da fabricação do foguete lançado pela instituição em parceria com uma empresa de São Paulo vai ministrar a palestra “Tecnologia de Engenhos Aeroespaciais”. Segundo ele, para entender bem a palestra não é necessário ter nenhum conhecimento sobre a astronomia. “Vou explicar para que servem os satélites e de que forma eles são colocados em órbita. Um assunto que sempre gera curiosidade nas pessoas,”afirma Salotto.

A programação conta ainda com debates, oficinas e mini-cursos com o objetivo de educar e informar crianças, jovens e adultos, sobre a relação entre homem e universo de forma dinâmica e prática. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas somente pelo site http://meeting.passeiopeloceu.org/.

Fonte: http://www.iff.edu.br/campus/reitoria/noticias/3b0-encontro-internacional-de-astronomia-e-astronautica-em-campos