quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Trabalho do professor Fábio Leal é destaque internacional

Professor de Física do campus Itaperuna, Fábio Leal, teve seu trabalho sobre filmes finos publicado na edição de julho do periódico "Journal of Physics: Condensed Matter".

Intitulado "Modelling of epitaxial film growth with a Ehrlich-Schwoebel barrier dependent on the step height", o trabalho foi selecionado pelo "IOPSelect", uma coletânea de artigos indicados por membros do corpo editorial das 67 revistas indexadas publicadas pelo Institute of Physics (IOP).

Os artigos do IOPSelect, ficam disponíveis com acesso livre durante um ano, sem custo para os autores. O objetivo do IOPSelect é aumentar o impacto dos periódicos da Editora por meio da ampla divulgação dos trabalhos considerados de destaque pelo corpo editorial.

Segundo o comunicado do IOPSelect, os critérios para escolha do artigo foram os seguintes: Avanços substanciais ou descobertas significativas; Um grau elevado de novidade; Impacto significativo em pesquisas futuras .

No trabalho selecionado, a formação de estruturas tridimensionais durante o crescimento de filmes finos foi estudada por meio de simulações computacionais. O trabalho é fruto de uma parceria entre o Instituto Federal Fluminense – campus Itaperuna e o Departamento de Física da Universidade Federal de Viçosa-MG.

De acordo com o professor Fábio Leal, esse tipo de modelagem ajudará no desenvolvimento de novas tecnologias. “Além de contribuir para entendimento dos processos fundamentais no crescimento de filmes finos, é uma ferramenta muito valiosa para guiar a concepção de novos experimentos com aplicações tecnológicas tais como a produção de sensores e células solares de altíssimo desempenho”, disse.

O trabalho está disponível em: http://iopscience.iop.org/0953-8984/23/29/292201