quarta-feira, 1 de junho de 2011

Deputado Janio Mendes no Café e Prosa‏


O Projeto Café e Prosa realizado na última segunda-feira, dia 30 a partir das 19h no auditório do campus Itaperuna recebeu o Deputado Janio Mendes para ministrar uma palestra sobre “Desenvolvimento Regional” para uma pletéia composta por alunos, servidores e demais convidados.

O deputado estadual Jânio Mendes iniciou a palestra contextualizando as mudanças ocorridas na segunda metade do século XX e intensificadas no início do século XXI. A partir daí apresentou a necessidade de adaptação das empresas, cidades e regiões visando a competição no mercado global.

Apontou que o Rio de Janeiro, após perder a condição de capital da nação, sofreu grandes perdas sociais e econômicas que só atualmente começa a se reverter, ancoradas em conquistas recentes, tais como, a escolha para sediar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. Ao mesmo tempo, o Estado do Rio de Janeiro tem se destacado no cenário nacional e internacional devido à expansão da exploração de petróleo e aos grandes investimentos que estão em andamento, notadamente, o Porto do Açu e o Complexo Petroquímico de Itaboraí.

De acordo com o deputado, os empreendimentos citados demandarão trabalhadores, representando uma grande oportunidade para os alunos do IFF, e de outras instituições de ensino. Entretanto, alertou para a necessidade do educando buscar não apenas o certificado do curso, mas principalmente, buscar o conhecimento, pois as empresas demandam profissionais altamente capacitados, destacando a importância de se investir na educação, notadamente na educação básica.

Sugeriu que as regiões Norte e Noroeste Fluminense são as “regiões do futuro” e que devem preparar-se para o recebimento de novos empreendimentos, pois diante das atuais perspectivas, deverão ter um crescimento econômico elevado nos próximos anos.

Finalizando o deputado respondeu às perguntas da platéia, tendo a oportunidade de debater assuntos pertinentes ao tema da palestra.

Acerca do evento, o Professor Evanildo dos Santos Leite, diretor geral do campus comentou que a temática da palestra foi distinta das demais edições do Café e Prosa, mais voltadas para a cultura e arte, mas que foi uma grata satisfação abordar um tema tão relevante para a conscientização e formação cidadã dos alunos. “O deputado discorreu com muita propriedade sobre o tema e foi feliz ao apontar o aluno como protagonista do desenvolvimento, acima dos investimentos materiais, ao destacar a importância de sua qualificação profissional”.