quarta-feira, 8 de junho de 2011


A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itaperuna, instituição filantrópica que atende a pessoas portadoras de necessidades especiais recebeu a visita de alunos e servidores do campus Itaperuna na tarde de quinta feira, dia 02 de junho.

A atividade, desenvolvida por iniciativa da bolsista Juliana H. S. Ladeira e promovida pelo projeto de extensão “Arte em Cena” coordenada pela Pedagoga Gleiciane Lage, teve como atrações o mascote do campus Itaperuna, o Tetéu, que atuou junto com alunos do grupo de teatro “Parada Artística” e demais servidores bem como alunos voluntários. Foi uma tarde com músicas, brincadeiras e contação de história e, ao final, os alunos distribuíram doces comprados por eles para “adoçar” mais ainda o evento.

Foi um dia de muita emoção, segundo o aluno Jayro Livisson do 3º ano de Eletrotécnica que alegrou a criançada vestindo o mascote do campus, o Tetéu. O aluno se emocionou com o carinho recebido da criançada : “É pelo olhar de uma criança que você pode perceber que ela precisa de ajuda, ela precisa de você.” O aluno termina sua fala lançando uma proposta aos colegas de continuar participando desse projeto levando o lema” Fazer sorrir também é fazer o bem”. Segundo o aluno Igor Giarolla da mesma turma: “Quando você vai numa escola de educação especial você pensa que vai encontrar pessoas muito diferentes de você e a surpresa é que a diferença some, desaparece, sobrando apenas alegria, interação e outras muitas possibilidades”.

A pedagoga Gleiciane complementa falando da necessidade de se fazer palestras abertas a todos com depoimentos de profissionais e alunos portadores de necessidades específicas para fomentar o debate sobre inclusão, pois, segundo ela: “Muitas vezes temos dificuldade de trabalhar com a diferença e esse contato pode favorecer a quebra de mitos sobre a inclusão”. A aluna Danielli Leite ainda desta turma, fala que “Muitas vezes nós não sabemos como expressar nossas emoções, e reprimimos nossas carências, lá na APAE ela percebeu que as crianças não tinham vergonha de mostrar a sua carência de atenção e concluiu “que eles são normais nas diferenças deles” A visita contou ainda com a presença da mãe da aluna Sarah Cordeiro do 3º ano de Eletrotécnica, dona Cristiane, mais conhecida como tia Kiki, ela fala da alegria de visitar a APAE. “Vim preparada para chorar, trouxe o meu lencinho, pois pensei que não agüentaria, já tive um filho deficiente, hoje falecido. Achei que só encontraria sofrimento, mas pelo contrário só encontrei alegria e me ofereci como voluntária para ajudar no que for preciso.”

A visita foi um sucesso, pois as crianças da APAE receberam carinho e atenção e nós recebemos algo ainda melhor, a experiência de dividir o nosso tempo com outras pessoas num ato de solidariedade e amor. Foi um dia de paz e muita felicidade, com certeza vamos repetir a visita e com mais voluntários.

A APAE atende os níveis e modalidades de educação e ensino, na Escola Especial Recriar e na Extensão NEIPP (Núcleo Educacional Integrado Pré Profissionalizante), abrangendo a Educação Infantil e as séries iniciais do Ensino Fundamental atendendo a crianças e jovens de 0 a 15 anos. Possui ainda ambulatório para atendimento a alunos com deficiências múltiplas e diversas patologias, nas áreas de Neurologia, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Odontologia, Nutrição, Pediatria e Psicomotricidade.