quinta-feira, 28 de julho de 2011

Doações de livros para o campus Itaperuna

A Associação Cultural José Martí de Aré (RJ), na pessoa do Sr. Gino Bastos, destinou 42 livros na sexta-feira, 22 de julho, à Biblioteca do Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna.
Os livros são oriundos da remessa de centenas obras feita pelo Instituto Cubano do Livro, com sede em Havana, para o “Circuito Cultural Arte Entre os Povos”, que abrangerá 13 municípios dos Estados do Rio de Janeiro (Região Noroeste e Região dos Lagos), Minas Gerais (Zona da Mata) e Sul do estado do Espírito Santo.

O Coordenador de Imagem Institucional, Comunicação e Eventos do campus, Alberto Carlos P. Souza, em visita a Bom Jesus do Itabapoana (RJ), recebeu obras que enriquecerão e comporão o acervo da Biblioteca da instituição em Itaperuna, entre as quais “Pasages de La Guerra Revolucionaria”, de Che Guevara; “Che: Comandante del Alba”, de Renée Capote; “La Historia Me Absolvera”, de Fidel Castro Ruz; “Che Comandante Amigo”, de Marie-Dominguez e Juan Andrés; “Ernesto Che Guevara”, de Osvaldo Salas e Roberto Salas; “Breve História de Cuba”, de Julio Le R.; “Pablo Milanéz”, de Clara Diaz e “ Dicionário de La Música Cubana”, de Hélio Ororio, entre outros.

Durante a visita o coordenador pôde ainda conferir os preparativos para a inauguração do Espaço Cultural LUCIANO BASTOS, um dos ícones da cultura local que se confunde com a própria história da região e que faleceu em fevereiro. Neste espaço, haverá diversas atividades como teatro, balé, música, oficinas, xadrez, cultura popular, entre outras. E, ainda, contará com um museu da imprensa, biblioteca, sala da América Latina, auditório e outras atrações.

O novo espaço cultural ocupará o prédio do Colégio Rio Branco, que funcionou em Bom Jesus do Itabapoana por 90 anos ininterruptos, com localização na Praça Amaral Peixoto, ao lado da Rodoviária. A direção ficará a cargo dos irmãos Gino, Claudia e Paula Bastos, sendo esta também servidora do Instituto Federal Fluminense em Bom Jesus, será o ponto de partida do evento “Circuito Cultural Arte Entre os Povos”, que percorrerá várias cidades além de Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna (RJ), Varre Sai (RJ), Alegre (ES), Manhuaçu (MG), Espera Feliz (MG), Carangola (MG), Conceição de Ipanema (MG), Conceição do Castelo (ES), São José do Calçado (ES), Região dos Lagos (RJ), Divino São Lourenço (ES).

Em Itaperuna, o “Circuito Cultural Arte Entre os Povos”, será sediado no campus do Instituto Federal, recebendo a comitiva cultural formada por gaúchos, fluminenses, mineiros e cubanos no dia 15 de agosto, onde serão realizadas palestras, apresentações musicais, oficinas e exposições.