segunda-feira, 23 de maio de 2011





























Numa reunião promovida pela Firjan Noroeste no Teatro Municipal de Santo Antônio de Pádua, para apresentar o Consórcio UHE Itaocara, responsável pela construção da usina hidrelétrica no município, o IF Fluminense campus Itaperuna esteve presente representado pelo diretor geral Ivanildo Leite.
Entre os temas abordados na apresentação do Consórcio foram apresentadas as características gerais da Usina (geração, investimento, duração de obras); localização e área de influência; cronograma; benefícios diretos do projeto (capacitação e contratação de mão de obra, aquecimento da economia local, arrecadação); oportunidades para empresas da região (hotelaria, transporte, fornecimento de materiais, alimentação, entre outros); utilização do lago (potencial turístico) e contato e cadastro de empresas.
A capacidade de geração da UHE itaocara será de 195mw. Para isso,serão construídas duas barragens que estarão localizadas entre os municípios fluminenses de Itaocara e Aperibé. A outra barragem ficará entre as cidades de Estrela Dalva (MG) e Cantagalo (RJ). A área dos reservatórios será de 60km quadrados, 28km quadrados menor do que o projeto inicial, e envolverá oito municípios: Carmo ,Cantagalo,Santo Antonio de Pádua , Itaocara e Aperibé ( no Estado do Rio de Janeiro) e Volta Grande, Estrela Dalva e Pirapetinga ( no Estado de Minas Gerais ). As obras terão duração estimada de 30 meses .
A energia gerada pela UHE Itaocara será integrada ao sistema elétrico nacional, que é interligado na sua maior parte . Pelo fato do norte fluminense ser importador de energia, a geração da UHE Itaocara deverá ser consumida na propria região.
Desde junho de 2008 este consórcio é o responsável pela implantação da Usina Hidrelétrica Itaocara, com um investimento que investimento está previsto em R$ 1,2 bilhão para a implantação e geração de empregos estimada em 1,5 mil, onde a mão de obra qualificada, necessária para atendimento a esta demanda, trará oportunidades para os novos técnicos formados pelo campus Itaperuna.