quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Basquete no campus Itaperuna

O Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna inicia os treinos de sua equipe de basquete formada a partir de uma parceria entre o campus e a Associação de Basquete de Itaperuna. A parceria visa, entre seus objetivos, preparar o time de basquete para competir à nível estadual.
No que depender do empenho e expectativas dos jovens atletas a meta será alcançada, sobretudo pela estrutura oferecida pela instituição. “É uma quadra excelente, as tabelas são as melhores que já vi em toda a região. Não temos outra quadra coberta
como essa por aqui” comemora Rômulo Tadeu, 17 anos. Outro destaque é o aluno Alan Sandre da Silva, de 17 anos, que vai fazer teste nas categorias de base do time juvenil do Flamengo. Alan comenta que a paixão pelo basquete surgiu na época do Panamericano de 2007 e encontrou apoio no projeto desenvolvido pelo Prof. Godói, o que o esporte foi decisivo para melhorar seu rendimento escolar e mudar hábitos sedentários. Com a chegada do IFF acredita que novos alunos serão motivados e valores esportivos serão revelados.
Hugo de Oliveira Godoy, de 19 anos, presidente da Associação de Basquete de Itaperuna vê com muito otimismo a nova parceria com o campus Itaperuna, pois enquanto faltava apoio para os atletas, muitos foram jogar em cidades vizinhas e agora estão retornando. Hugo, que está estudando educação física, comenta ainda:“Gostaria de agradecer ao IFF Itaperuna pela oportunidade de continuarmos batalhando pelo esporte na cidade, só assim podemos proporcionar aos jovens muitos resultados positivos, vencer a timidez, desenvolver a disciplina, melhorar as notas e a qualidade de vida”.
O diretor do campus, Professor Evanildo Leite se diz honrado de poder contribuir com o fortalecimento do esporte na região, pois um dos objetivos da expansão e interiorização da rede de ensino profissionalizante no país, tem no esporte uma ferramenta de incentivo social e mecanismo de diálogo com a comunidade a partir do interesse que a prática esportiva desperta. Acreditamos que, por todas essas razões, e, sobretudo visando o projeto olímpico, se faz necessário um grande esforço das autoridades para proporcionar aos jovens as vias de acesso à prática e ao alto rendimento esportivos”.
Entre os novos alunos recém-matriculados no IFF Itaperuna, Rogério Mateus Moura, de 18 anos, e que começou na equipe de basquete no segundo semestre do ano passado, se diz duplamente feliz, pois vai poder continuar a prática esportiva e começará no IFF o curso de Eletrotécnica Concomitante.
No treinamento da equipe o time conta com o apoio de Nivaldo Godoi Ramos, professor formado em Educação Física pela Universidade Salgado Oliveira (Universo) e especialista em Atletismo pelo Exército Brasileiro. O Professor Nivaldo, se tornou técnico das seleções de atletas militares nas modalidades Meio-Fundo e Fundo, se tornando campeão militar das provas da brigada de artilharia de costa e antiaérea e outras do circuito militar. Pelos seus feitos foi em 1985 condecorado com a comenda de “Colaborador Benemérito do
Exercito Brasileiro”. Atuou como instrutor da ESFAO (Escola de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro) foi Presidente da CONI (Associação dos Corredores de Niterói). Destacou-se na vida publica como chefe de divisão e gerente de Promoção da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Niterói ao implantar ações e eventos que levavam a todos os cidadãos atividades físicas esportivas e de lazer, buscando qualidade de vida para a população através destas ações.