sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Alunos do IFF assistem ensaio do musical Orfeu

A Câmara de Cultura do Instituto Federal Fluminense promoveu a ida de um grupo de alunos ao ensaio do musical “Orfeu”, no Canecão, Rio de Janeiro. A visita aconteceu nesta terça-feira, dia 07 de setembro. e foi intermediada pelo professor, músico e membro da Câmara, Rômulo Gomes, que também participa do espetáculo.

Na chegada à casa de espetáculos, o grupo foi recebido por Rômulo, que esclareceu as dúvidas, falou sobre a estrutura, repertório, elenco e produção do musical, que reúne cerca de 50 pessoas.

“Temos um grupo grande trabalhando e vocês vão poder saber dos detalhes de um espetáculo e ter noção do trabalho que é. Quem participou do musical do centenário, mesmo sem ser profissional, soube da dificuldade que é e está de parabéns pelo resultado final”, completou.

Ao entrar, o grupo foi recebido pelo diretor Aderbal Freire Filho, que falou sobre a peça e ressaltou a satisfação em poder receber os convidados a, exatamente, dois dias da estréia nacional.“O teatro é uma atividade muito prazerosa. Ensaiamos dois meses sozinhos e é sempre bom ter pessoas aqui para quebrar o gelo. Espero que vocês gostem!”, falou.

Segundo o Pró-Reitor de Extensão e Diretor da Câmara de Cultura, Eugenio Naegele, os cerca de 25 alunos são oriundos dos grupos de: teatro do campus Itaperuna, musica do campus Guarus, dança do campus Bom Jesus e dos corais dos campi Centro e Macaé.

“Os alunos que estão aqui participaram do musical ‘Nunca pare de sonhar’ ou estão engajados em alguma área da arte em seu respectivo campus. Infelizmente não pudemos trazer todos, mas os que estão aqui vão poder se inteirar dos bastidores do teatro”.

A professora de teatro do campus Macaé, Diana Felicori, ressaltou a importância de atividades como essa. "É muito válido proporcionar o encontro do aluno com a cultura, pois auxilia na sua formação. ‘Orfeu’ possui uma importância substancial na história da música e do teatro brasileiro”, completou.

Representando o IFF Itaperuna, estiveram presentes cinco alunos, integrantes do grupo de Teatro Parada Artística.