quarta-feira, 9 de junho de 2010

Itaperuna Faz Diagnóstico Turístico de Natividade

Alunos do Curso Técnico em Guia de turismo do campus Itaperuna fizeram um relatório técnico sobre o perfil do turista que visita a cidade, na região noroeste fluminense.
Alunos do Curso Técnico em Guia de turismo, coordenados pelos professores Luis Felipe Umbelino e Marina Duarte, fizeram um relatório técnico com todos os dados sobre o perfil do turista que visita o Santuário de Maria, na cidade de Natividade, na região noroeste fluminense.
O diagnóstico foi entregue ao Prefeito de Natividade, Marcos Antônio da Silva Toledo, no dia 28 de maio às 13h, na sede da prefeitura. A entrega foi feita pelo Diretor Geral do campus, Evanildo Leite, acompanhado pelo Diretor de Apoio ao Ensino, Adriano Ferrarez, e pelos professores que coordenaram o estudo.
O relatório foi um pedido que o prefeito fez ao IFF em 2009. Através de pesquisa, os alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo levantaram dados como: a origem dos turistas, qual a impressão que eles levam do local, se além de visitar, também se hospedam na cidade e o que pensam sobre a opção de entretenimento no município.
A partir das informações, os professores tiveram condições de desenvolver um relatório que mostra os aspectos positivos e negativos do local. O que deve ser melhorado para fidelizar e atender melhor o turista que já visita o lugar e ainda atrair aquele que nunca esteve no município.
Para Evanildo Leite, esta é a certeza de que o IFF está cumprindo o papel com o crescimento regional. “Esse relatório é uma ferramenta fundamental para o planejamento estratégico da prefeitura,” afirmou.
No encontro, os representantes do IFF e da prefeitura também conversaram sobre as possíveis oportunidades de estágio para os alunos na cidade de Natividade e ficou definido que no dia 05 de junho vai acontecer uma nova reunião de trabalho. O mesmo grupo vai se reunir na Câmara de Vereadores, às 17h, para discutir a proposta de inventário turístico do município.
Santuário de Maria - A casa de Nossa Senhora, em frente ao lago, foi construída em 1974, pelo Dr. Fausto de Faria, para quem a Santa apareceu. É uma perfeita réplica do Santuário em Éfeso, na Turquia, sendo a única no mundo. Há uma fileira de bicas, para facilitar a colheita da água do regato pelos fiéis, que a procuram para fins milagrosos.