quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Reunião IF-Fluminense e FIRJAN



No último dia 26 de agosto, ocorreu no Campus Itaperuna do IF-Fluminense reunião com a FIRJAN – Noroeste cuja pauta foi a formação de um Grupo de Trabalho (GT) com vistas ao levantamento e criação de oportunidades regionais para os alunos egressos dos cursos técnicos oferecidos no Campus.
Presentes o vice-presidente da FIRJAN – Noroeste Sr. José Magno Hoffmann, os professores do Curso técnico em Eletrotécnico, Jorge Luiz Clemente Gomes e Luis Antônio França e o coordenador de Pesquisa e Extensão Prof. Adriano Henrique Ferrarez.
O Prof. Adriano Ferrarez destacou a importância da criação de oportunidades na região noroeste fluminense e que a parceria com a FIRJAN cumpre papel fundamental pra se alcançar esse objetivo.
O Prof. Luis Antônio França falou do papel do IF-Fluminense como instrumento para geração de conhecimento e da possibilidade de Itaperuna e o noroeste do Estado do Rio de Janeiro se tornarem um pólo tecnológico com a presença de empresas de ponta. Destacou também a necessidade dos estudantes realizarem estágios nas fábricas e indústrias já existentes na região.
De acordo com o Prof. Jorge Clemente a missão do Instituto se manifesta na promoção do desenvolvimento regional que implica na melhoria da qualidade de vida da população.
O Sr. José Magno saudou a iniciativa e disse que a carência de profissionais das áreas de eletrotécnica e eletromecânica na região é muito grande. Além disso, falou da necessidade de explorar o potencial turístico da região, contribuição que será dada pelo Curso de Guia de Turismo. Como encaminhamento foi acertada a participação da direção e professores do IF-Fluminense Campus Itaperuna numa próxima reunião do Conselho Diretor da FIRJAN para a apresentação desta e outras propostas e visando maior intercâmbio com o setor produtivo regional.