sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Criatividade e animação marcaram o dia do Mutirão do Centenário no Campus Itaperuna.


Realizado durante todo o dia 25, terça-feira, com a participação intensa dos alunos, o Mutirão resultou num painel artístico e muitas dobraduras que farão parte da exposição Túnel do Tempo, um dos pontos altos das comemorações do Centenário, a partir de 8 de setembro.
Dentre as muitas atrações do Túnel do Tempo, numa grande retrospectiva dos Cem Anos de História, os Campi do Instituto Federal Fluminense marcarão sua presença em stands que retratarão sua trajetória, algumas, recém iniciadas, como a do Campus Itaperuna.
No painel artístico elaborado pelos alunos, com pinturas e textos expontâneos, bem como fotografias, é possivel perceber o clima de animação e integração dos alunos, entre eles os "veteranos" que já ostentam seu primeiro semestre de aluno.
Além do painel, a técnica japonesa de dobraduras, o origami, mobilizou o Campus itaperunense. Foi escolhido o origami Tsuru, em forma de pássaro, que segundo a tradição dos origamis, representa longevidade, paz e prosperidade. A idéia foi abraçada pelos alunos e, mesmo depois do Mutirão, ainda é possível encontrar os alunos confeccionando o origami nos corredores do Campus durante os intervalos das aulas. Todo o trabalho realizado pelos alunos estará exposto no stand do Campus Itaperuna no Túnel do Tempo em setembro, onde os origamis, Tsurus, "representarão a vida longeva do IFF e as espectativas para o futuro da instituição. Diz a lenda dos origamis, que mil Tsurus confecionados realizam mil desejos" comenta o programador visual do IFF Itaperuna, Alberto de Souza, um dos organizadores do Mutirão do Centenário.