quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PREMIAÇÃO DO PROJETO INCLUDE HOJE NA UENF 17H‏

O projeto de extensão do IFF Itaperuna, INCLUDE - Inclusão Digital na Região Noroeste Fluminense, da professora Michelle Maria Freitas Neto com a participação das alunas Ilarina Netto Pereira e Thamirys de Souza Batista, foi apresentado nesta terça-feira na III Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF, que aconteceu no Centro de Convenções da UENF, em Campos.

Dentre os vários projetos que foram escolhidos para apresentação oral, o INCLUDE foi premiado na Mostra de Extensão. Este projeto tem como objetivo auxiliar as pessoas na utilização de tecnologias presentes no cotidiano como computadores, caixas eletrônicos, celulares, aparelhos de som etc. e se destina àqueles que não têm oportunidade de utilizar computadores e que tenham dificuldades em seu manuseio.

Pensando nisso, elaboraram uma metodologia de apoio à inclusão digital que consiste na utilização de softwares didáticos para facilitar o aprendizado de equipamentos de informática como teclado e mouse, além de programas que simulam o funcionamento de aparelhos de som, caixas eletrônicos e aparelhos de celular. O projeto tem se destacado pelo seu viés social, atendendo os adultos e pessoas da terceira idade.

Além de apoiar a inclusão digital em comunidades carentes da região que não possuem ou têm difícil acesso às TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), o projeto também dá aos alunos do curso Técnico de Informática do IFF Itaperuna envolvidos no trabalho, uma oportunidade de aplicar conhecimentos de programação adquiridos em sala de aula.

A entrega da premiação será nesta quinta-feira às 17:00h no Centro de Convenções da UENF.