segunda-feira, 2 de maio de 2011



Oficina em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Pequenas e Médias Empresas‏


Com o intuito de apoiar as atividades inovadoras de micro e pequenos empresários foi realizada no dia 27 de abril, em Itaperuna, a Oficina em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Pequenas e Médias Empresas.

O evento teve como mestre de cerimônia o Prof. Diego Santanna(IFF). José Maurício (SEBRAE/RJ) fez uma breve explanação sobre a função da instituição e, em seguida, passou a palavra ao diretor do IFF Campus Itaperuna, Prof. Evanildo Leite.


Paulo Soler (INMETRO) apresentou um vídeo institucional com o intuito de mostrar aos participantes as atividades realizadas pelo INMETRO e sua importância para as empresas e os consumidores. Em seguida, Ruth Epsztein(INMETRO) abordou a avaliação de conformidade como ferramenta de competitividade organizacional.

Dando prosseguimento, Eduardo Winter (INPI) explicou o que é propriedade intelectual e as possibilidades de registro. Concluindo, Marco Antônio Moura de Araújo (REDETEC) apresentou as soluções tecnológicas para atendimento às micro e pequenas empresas do Rio de Janeiro.

Ao final da oficina, os palestrantes prestaram atendimento individualizado aos empresários que desejavam tirar dúvidas e estabelecer contatos.

O IFF espera fortalecer a parceria hora inicializada e assim contribuir para o desenvolvimento regional.