quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Programa de qualidade de vida

Os Servidores do Campus Itaperuna estão participando do Programa de Qualidade de Vida, através da prática de ginástica laboral.
Na busca da consolidação da política de saúde para o servidor público e atendendo as orientações dos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão, Previdência e Benefícios do Servidor – DESAP, o Campus Itaperuna iniciou o Programa de Qualidade de Vida.
O Programa tem o objetivo de contribuir para que se fomente no IF Fluminense campus Itaperuna, a melhoria da qualidade de vida e valorização do servidor público. E proporcionar aos servidores exercícios de descontração muscular e relaxamento para uma melhor utilização de sua capacidade funcional, diminuir a fadiga e prevenir as enfermidades profissionais e crônicas através da Ginástica Laboral.
A Ginástica Laboral é utilizada como importante ferramenta dentro do conjunto de medidas que visam prevenir o aparecimento de lesões musculares ligadas às atividades dentro do ambiente de trabalho (L.E.R ou D.O.R.T), tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador, visando um pacote de bem estar: físico, psicológico e social para o mesmo, motivo pelo qual essa atividade física é estimulada e implementada por diversas organizações,
Praticada pelos servidores durante o horário do expediente, as atividades da Ginástica laboral e as atividades físicas com auxilio de equipamentos diversos estão sendo realizadas de segunda à sexta-feira, pela manhã e tarde. Sendo que a Ginástica Laboral é praticada em intervalos de 15 minutos, durante a jornada de trabalho do turno da manhã e da tarde. Já as atividades físicas com auxílio de equipamentos diversos são executadas fora da jornada de trabalho conforme interesse do servidor.
O Programa tem a direção da Assistente Social, Coordenadora de Gestão de Pessoas e Mestre em Ciência da Saúde e do Ambiente, Eloisa Rodrigues dos Santos. Sendo também orientada pelo Médico, Rodrigo Aires de Morais, e pelo Professor de Educação Física - Pós Graduado em Fisiologia de Exercício e em Treinamento Desportivo - Ação Ginástica Laboral, Wallace Barbosa dos Santos.

ATIVIDADES DE 2ª A 6ª FEIRA:
PRÁTICA DA GINÁSTICA LABORAL - 8:15 h às 15:15h
ACADEMIA (ATIVIDADE FÍSICA) - 2ª/4ª E 6ª:15h ÀS 17h - 3ª E 5ª: 20h ÀS 22h