terça-feira, 26 de outubro de 2010

I Fórum do EJA

Cumprindo a proposta de apresentar o PROEJA e abrir espaço para discussões acerca da temática do Fórum, que tem como eixo norteador “Os desafios da Integração”, o evento aconteceu durante todo o dia de ontem e segue hoje, 26 de outubro, das 14h às 18h, no campus Itaperuna, com palestras e oficinas.
O I Fórum de Educação Profissional Integrada à EJA da Região Noroeste Fluminense foi aberto pelo coordenador da EJA do campus Itaperuna, André Lacerda, que apresentou um vídeo propondo reflexão sobre a importância da EJA e o papel fundamental do educador para a concretização de novas propostas metodológicas dentro dos espaços educativos. Em seguida, o diretor geral Prof. Evanildo Silva saudou os professores presentes, que lotaram o auditório.
A convidada do dia, Professora Judite Araújo, do campus Campos-Centro, falou de suas experiências e a realidade da sala de aula. O evento também contou com palestras dos professores do campus Itaperuna, Alberto de Souza e Adriano Ferrarez, tendo o tema “Educação Artística, Energética e Ambiental no PROEJA Utilizando Histórias em Quadrinhos”, onde apresentaram uma proposta interdisciplinar unindo Artes e temas ambientalistas voltados para discussão em torno de matrizes energéticas, seus impactos e sustentabilidade.
Para encerrar o dia, foi realizada mais uma edição do Projeto Café e Prosa com um sarau em lembrança aos “30 Anos sem Vinícius de Moraes”, contando com a presença de educadores e alunos do CIEP Luiz Carlos de Lacerda, de Campos, onde desenvolvem um projeto de café literário.