quarta-feira, 9 de junho de 2010

Arte Entra em Cena no Campus Itaperuna

O “Grupo de Teatro Parada Artística” criado por alunos do campus Itaperuna é uma forma de descontrair e sair da rotina. O nome significa “uma pausa para artes”.
Por iniciativa de alguns alunos do campus Itaperuna o “Grupo de Teatro Parada Artística” foi criado com o objetivo de promover momentos de lazer e descontração. O grupo é coordenado pelo aluno Igor Gaviole Giarola e conta com o apoio da direção do campus, que disponibiliza o material e o local para os ensaios.
As atividades realizadas nos encontros, que ocorrem uma vez por semana, são de relaxamento, exercícios de integração, expressão, imaginação e improviso. Um dos projetos previstos pelo grupo, em parceria com o grêmio estudantil é encenar uma peça para lembrar os 25 anos do fim da ditadura militar no Brasil.
De acordo com Igor, os alunos estão procurando absorver todos os benefícios que o teatro proporciona, através da forte relação cultural e humana que está sendo construída. “Os alunos estão entendendo pouco a pouco que a verdadeira essência da arte e do artista tem o poder de transformar a realidade de acordo com seus ideais e pensamentos”, afirma.
Para a aluna Beatriz Diniz, o grupo de teatro é uma forma de ampliar o lado artístico de cada um e serve como apoio psicológico e revigorante. “Todos nós nos sentimos totalmente alegres e dispostos a levar esse grupo à frente. Os integrantes do grupo estão aproveitando essa experiência intensa e querem dizer: “Ei! Eu estou aqui! Eu existo!”, conclui Beatriz.
O nome escolhido para o grupo, que significa “uma pausa para as artes”, possui certa ambigüidade. O termo “parada” faz analogia a gíria muito usada pelos adolescentes.