sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Alunos do Campus Itaperuna se classificam para a 4ª etapa da Primeira Olimpíada Nacional de História do Brasil.

Três equipes do IF Fluminense campus Itaperuna superaram outras 2038 equipes de todo o país e se classificaram para a 4ª etapa da Primeira Olimpíada Nacional de História do Brasil.
As provas da Olimpíada demandam leitura e análise de documentos de época, artigos científicos e obras de arte, exigindo do aluno não somente domínio do conteúdo, mas também capacidade de análise e interpretação e conhecimentos sobre a mais recente historiografia. Além das provas, os alunos também cumprem uma tarefa a cada etapa, sendo a atual pesquisar sobre patrimônios culturais da cidade de Itaperuna.
Os alunos de Itaperuna acreditam que chegarão a 5ª etapa (inicia-se em 19 de outubro) e que têm ótimas chances de chegar à final, onde apenas 300 equipes poderão disputar as medalhas de primeira, segunda e terceira colocações na UNICAMP, a instituição organizadora da Olimpíada.
Para a Professora de História Luciana Machado Costa, a Primeira Olimpíada Nacional de História do Brasil é uma grande oportunidade de valorização do ensino dessa disciplina, principalmente nas escolas técnicas. A Olimpíada oportuniza aos alunos, de forma desafiadora, um conhecimento aprofundado de nossa história, desde o cotidiano de nossos ancestrais indígenas, africanos e europeus, até a realidade política, econômica e social do Brasil de hoje.