sexta-feira, 10 de julho de 2009

Representantes da região Noroeste discutem desenvolvimento regional no IF Fluminense


Articular com diferentes esferas do poder público de forma conjunta para promover o desenvolvimento regional e qualificar a mão-de-obra local dentro das perspectivas de emprego foram as máximas do 5º Encontro de Integração das Políticas de Educação, Ciência e Tecnologia do Instituto Federal Fluminense, que aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 09, no campus Itaperuna.
Estiveram presentes representantes da educação e de setores de desenvolvimento e planejamento dos municípios de Porciúncula, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Itaocara, Italva, Natividade, Cambuci e Aperibé.
O pró-reitor de extensão, Roberto Moraes, apresentou a nova estrutura do IF Fluminense e sua atuação em diversos municípios, bem como uma pesquisa feita pelo Observatório Sócio-Econômico da Região Norte-Fluminense sobre o perfil da mão-de-obra da região Noroeste, que tem como municípios pólos Itaperuna e Santo Antônio de Pádua reunindo 50% da população.
A pesquisa aponta que 80% da população recebem de um a três salários mínimos e que 70% do emprego formal estão nos setores de serviços, comércio e administração pública, tendo como o principal gargalo o setor da construção civil, com participação inexpressiva na economia.
“Os municípios estão formando seus jovens e mandando para outras cidades. Nosso papel é ajudar a pensar em o que fazer para manter essas pessoas em suas cidades de origem, promovendo o desenvolvimento regional”, disse Roberto.
De acordo com ele, esses dados podem contribuir com o planejamento da região, que deve levar em conta o tipo de políticas públicas que estão sendo desenvolvidas, o perfil da mão-de-obra e como os cursos oferecidos pelo IF Fluminense podem contribuir.
A procura por cursos técnicos aumenta 40% a cada ano. No processo seletivo de 2008, o IF Fluminense teve 20 mil candidatos inscritos e a expectativa para esse ano é de chegar a 30 mil.
“Não faz sentido formar pessoas que não possam atuar, por isso, a necessidade de monitoramento para saber as demandas regionais”, falou. Ele também destacou a parceria que o Instituto pode oferecer aos municípios na elaboração de projetos de editais de financiamento abertos em diferentes Ministérios.
Projetos - O diretor do campus Itaperuna, Evanildo Leite, falou sobre os investimentos para o 2º semestre que incluem Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos e Pós-graduação à distância em Educação Ambiental. Já o diretor do campus Bom Jesus, Fernando Ferrara, falou sobre a possibilidade de implantação do curso técnico de Informática e da graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos.
PDI – O Encontro de Integração faz parte das ações que envolvem a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional do IF Fluminense. Desde que o antigo Cefet Campos se transformou em Instituto Federal, este passa por modificações em sua institucionalidade que inclui um novo Estatuto e a implantação do PDI, cujas discussões envolvem a comunidade interna e externa.
O Plano é um compromisso firmado com a sociedade a respeito das ações definidas para a gestão de um período determinado. Além de traçar metas, políticas e estratégias, este plano também significa o pensar e fazer institucional, definindo como a instituição pode contribuir com o desenvolvimento regional, além de traçar metas, políticas e estratégias.

Mais Informações

Impar Comunicação:
Ascom IF Fluminense - 27262845
Ferdinanda Maia – 98325731
Kamilla Coutinho - 99090899