segunda-feira, 29 de junho de 2009

Notícia: IF-Fluminense na XI Merco Noroeste de Itaperuna

Na busca por um maior contato com a comunidade de Itaperuna e da região, o Instituto Federal Fluminense está presente na XI MercoNoroeste. O evento, que tem como objetivo apresentar o parque industrial da Região com todas as suas capacidades técnicas e também as oportunidades de investimento que a região proporciona, e chega a sua 11ª edição com uma programação bastante atraente, contendo palestras com profissionais de diversas áreas do desenvolvimento regional.

O Instituto Federal Fluminense comprou a ideia da MercoNoroeste e com intuito de atrair novos alunos e expor seus projetos esteve no evento com dois estandes e também com o planetário do Clube de Astronomia Louis Crul. Acompanhado dos alunos Hérick Lannes e Lucas Tavares, o professor de meio ambiente, Diego Santanna conta a intenção do Instituto em estar presente: “A iniciativa é de divulgar os cursos para a comunidade em si e manter contato com os empresários. Também estamos de olho em quais são as necessidades de mão-de-obra qualificada para a região”.

Hérick Lannes, aluno do curso de Guia de Turismo conta que a presença do IF-Fluminense em Itaperuna mudou planos que já havia traçado. “Eu sou natural de Divinópolis (MG) e estava com intuito de estudar no antigo CEFET de lá, mas apareceu uma oportunidade para trabalhar em Macaé e quando estava tudo pronto, eu recebi a notícia que havia passado para o curso de Guia de Turismo de Itaperuna. Hoje moro em Natividade e estou mais perto da minha noiva, vou e volto todo dia para estudar, mas vale a pena, afinal é o que sempre sonhei. Estudando aqui, vi como existem coisas boas em Natividade, acabei aprendendo a valorizá-la, o Instituto me ajudou nisso.”

Instalado em uma região que já é um pólo educacional, o Instituto Federal Fluminense iniciou as aulas no campus Itaperuna no primeiro semestre de 2009, com cursos de Eletrotécnica e Guia de Turismo para cerca de 90 alunos, no segundo semestre serão mais 80 novas vagas. A partir de 2010, o campus vai oferecer o curso de Eletromecânica, mas outros projetos também estão em estudo segundo o técnico de assuntos educacionais, André Lacerda. “Estamos planejando trazer novos cursos para Itaperuna como a pós graduação em meio ambiente, o curso de técnico em informática e também o PROEJA. Estamos bastante animados” – finaliza André.

Extraído do Blog Repórter Online (http://jornalreporteronline.blogspot.com/2009/06/if-fluminense-marca-presenca-na-xi.html).